Lições 1066-1095

Lição diária 1066

Nabi () disse: Quando alguém sai da sua casa dizendo: «Em nome de ALLAH (saio de casa) depositando confiança em ALLAH, não há força nem poder de mudança exceto com ALLAH» É lhe dito (por anjos): foste guiado, assegurado e protegido. Porém , os demônios tentam inclinar-se para ele e o outro diz: como é possível fazer esta tentativa com alguém que foi guiado, assegurado e protegido.

(Abú Dáwud)

بِسْم
اللَّهِ
توكَّلْتُ
عَلَى
اللَّهِ
،
ولا
حوْلَ
ولا
قُوةَ
إلاَّ
بِاللَّه

 

Lição diária 1067

Nabi () disse: Quando alguém entra em sua casa mencionando o nome de ALLAH o satanás diz (para os outros): « Não há espaço para vocês cá.»

(Muslim)

• O Satanás distancia-se de todo aquele que se recorda de ALLAH com frequência.

 

Lição diária 1068

Nabi () quando assentasse sobre o seu animal dizia: «Glorificado seja Aquele que pôs isto à nossa disposição! E jamais seríamos capazes para tal (i.e. de o controlar por nós próprios), e certamente nós retornaremos a nosso Senhor».

(Abú Dawud)

سُبْحانَ
الَّذِي
سخَّرَ
لَنَا
هَذَا
وَمَا
كنَّا
لَهُ
مُقْرِنينَ،
وَإِنَّا
إِلى
ربِّنَا
لمُنْقَلِبُونَ،

 

Lição diária 1069

Nabi () disse: Aquele que disser ao amanhecer e ao anoitecer três vezes: «Em nome de ALLAH (busco proteção), Aquele com cujo nome nada na terra e no céu prejudicam, e Ele é Oniouvinte Sábio» não lhe será afligido por nenhuma calamidade repentina.

(Abú Dawud)

بِسْمِ
اللَّهِ
الَّذِي
لَا
يَضُرُّ
مَعَ
اسْمِهِ
شَيْءٌ
فِي
الْأَرْضِ
وَلَا
فِي
السَّمَاءِ
وَهُوَ
السَّمِيعُ
الْعَلِيمُ

 

Lição diária 1070

Consta que um homem foi mordido por um escorpião e não dormiu toda noite, portanto foi informado ao Nabi () do sucedido, pelo que disse: ora, se ele tivesse proferido as seguintes palavras ao anoitecer a mordida não lhe teria prejudicado até o amanhecer «Eu busco refúgio em palavras de ALLAH, as perfeitas contra todo mal que Ele criou».

(Muslim)

أعوذ
بكلمات
الله
التامات
من
شر
ما
خلق

 

 

Lição diária 1071

Nabi () costumava fazer a seguinte prece: “Ó ALLAH eu peço refúgio em Ti contra a precupação e tristeza, incapacidade e preguiça, avareza e covardia, peso da dívida e injustiça do homem”.

(Bukhari)

اللَّهُمَّ
إِنِّي
أَعُوذُ
بِكَ
مِنَ
الْهَمِّ
وَالْحَزَنِ،
وَالْعَجْزِ
وَالْكَسَلِ،
وَالْبُخْلِ
وَالْجُبْنِ
،
وَضَلَعِ
الدَّيْنِ،
وَغَلَبَةِ
الرِّجَالِ

 

Lição diária 1071

Nabi () disse: Quando um de vós se instalar num local (em viagem) então que diga: « Eu busco refúgio em palavras de ALLAH, as perfeitas, contra toda maldade que Ele criou» pois, nada lhe prejudicará até que saia daquele local.

(Muslim)

أعوذ
بكلمات
الله
التامات
من
شر
ما
خلق

 

Lição diária 1072

Nabi () disse: Aquele que puder reservar uma boa ação que ninguém a conheça, então que o faça.

(صححه
الألباني)

• Que seja somente entre ele e ALLAH e a pessoa mais próxima de si não tenha conhecimento de que ele pratica com a mesma.

 

Lição diária 1073

Nabi () disse: «O que mais temo sobre vós é a ostentação e o desejo de ser elogiado».

(حسنه
الألباني)

• Com as redes sociais tornou-se super fácil ostentar e atrair os elogios das pessoas, portanto, a cautela deve ser maior para não cair no erro.

 

Lição diária 1074

Nabi () disse: «É me preferível o aumento do conhecimento do que o aumento do acto de adoração, e a melhor parte da vossa religiosidade é quando um de vós abandona coisas duvidosas com receio de incorrer no ilícito».

(المستدرك)

• O Hadith enfatiza a prática junto com o conhecimento, pois, juntos formam um belo par, e separados semeiam corrupção pela terra.

 

Lição diária 1075

Nabi () disse: ALLAH detesta a todo conhecedor da ciência mundana e ( em contrapartida) ignorante do além.

(حاكم
وصححه
الألباني)

• O bom muçulmano pode dominar a ciência mundana, porém, deve também procurar o conhecimento básico relacionado com o além, aquele que lhe garante o Paraíso e lhe distancia do Inferno.

• Muitos têm o cuidado e zelo de incentivar ao sábio da matéria do além a aprender a matéria mundana, porém, o oposto pouco é feito.

 

Lição diária 1076

Nabi () disse: Aquele que ALLAH deseja o seu bem dá-lhe a percepção da religião.

(Bukhari)

• Percepção da ordem e da proibição de ALLAH e em seguida a prática do seu conteúdo.

 

Lição diária 1077

Nabi () disse: Que ALLAH abrilhante a face daquela pessoa que escutou de nós um dito (Hadith), portanto, de seguida transmitiu do modo como ouvira. Por vezes aquele que lhe é transmitido é mais hábil que o (próprio) relator.

(Abú Dáwud)

• Indica a virtude de pregar as palavras do Mensageiro de ALLAH, Muhammad (S).

 

Lição diária 1078

Nabi () disse: Fazei chegar de mim ainda que seja um único versículo.

(Bukhari)

• O muçulmano deve difundir a mensagem deixada pelo Nabi (), ainda que seja um versículo ou dito mais curto.

 

Lição diária 1079

Nabi () disse: Aquele que mentir a meu respeito, então que tome o seu lugar no Inferno.

(Bukhari)

• Alguns sábios defendem que constitui descrença conscientemente mentir à respeito de Nabi (). Que é pecado capital, foi o mínimo defendido.

 

Lição diária 1080

Nabi () disse: Juro por ALLAH! É melhor para si (as recompensas) pelo facto de uma pessoa guiar-se através de ti do que (ganhares) camelos vermelhos.

(Bukhari e Muslim)

• Camelos vermelhos eram riquezas mais valiosas no seio dos árabes.

 

Lição diária 1081

Nabi () disse: «Aquele que ensinar algo a alguém terá a mesma recompensa daquele que o colocar em prática, sem nada diminuir do praticante».

(Ibn Májah)

• Ensinar o bem com sinceridade é uma janela que não existe o correspondente.

 

Lição diária 1082

Nabi () disse: São três as melhores ações que o ser humano deixa para depois da sua morte: Um filho piedoso que ora a seu favor ou uma caridade contínua ou aquele conhecimento que é usado (mesmo) depois da sua morte.

(Ibn Májah)

• Aquele conhecimento que passa de geração para geração.

 

Lição diária 1083

Nabi () disse: Nenhum grupo se senta recordando-se de ALLAH, o Digníssimo e Altíssimo, e se levantam sem antes de serem ditos: «Levantai! Pois, ALLAH perdoou os vossos pecados e as vossas más ações foram convertidas em boas ações».

(المعجم
الكبير
وصححه
الألباني)

• A recordação de ALLAH referida nas palavras acima, é o aprender e o ensinar, não o Tassbíh feito em conjunto, pois, isso constitui inovação e não têm fundamentos na religião.

 

Lição diária: 1084

Nabi () disse: Aquele que vier até este Massgid (de Madínah) só com o propósito de aprender ou ensinar o bem, portanto ele estará na categoria do combatente no caminho de ALLAH, e aquele que vier com outro propósito (de não aprender nem praticar) estará na categoria daquele que aprecia o pertence do outro (sem a sua permissão).

(Ibn Májah)

• O Hadith segundo alguns sábios indica a virtude de aprender o conhecimento na cidade de Madínah, precisamente no Massgid Annabawi, segundo outros, abrange todos os masságid na face da terra.

 

Lição diária 1085

Nabi () disse: Aquele que for até o Massdgid somente com o propósito de aprender o bem ou o ensinar, terá a recompensa semelhante ao do peregrino que aperfeiçoou a sua peregrinação.

(Al-Mújam Al-Kabír)

• Como depois de ler essas narrações podemos mostrar desinteresse de aprender o conhecimento ensinado nos Massádgid?

 

Lição diária 1086

Nabi () disse: As criaturas todas imploram perdão para o professor do bem, até os peixes no fundo do mar.

(الديلمي)

• Que honra para os professores que ensinam o bem, em particular aqueles que ensinam a ciência que aproxima as pessoas do Seu Criador.

 

Lição diária 1087

Nabi () disse: Procurar o conhecimento é obrigatório para todo Muslim.

(Ibn Májah)

• Conhecimento religioso, o básico e necessário para cumprir com os deveres.

 

Lição diária 1088

Nabi () disse: Ninguém sai da sua casa com o intuito de procurar o conhecimento sem que os anjos estendam as suas asas para ele devido a satisfação pela atitude.

(Ibn Májah)

• O estudante sincero da religião anda sobre as asas dos anjos, previlégio que nem um presidente tem, pois, no máximo este anda sobre um tapete vermelho.

 

Lição diária 1089

Nabi () disse: Aquele que vir (deparar) com uma maldade então que a impeça com a sua mão, se não conseguir, então com a sua língua, se não conseguir, então com o seu coração, e este é o grau mais fraco da fé.

(Muslim)

• Este é o grau mais fraco da fé: Aquele que vê uma maldade e não sente remorsos nem ciúmes, então este tem problemas sérios com o seu Imán.

 

Lição diária 1090

Nabi () disse: O líder dos mártires é o Hamzah bin Abd Al-Muttalib, e aquele homem que levantou-se diante do líder injusto, ordenando e proibindo-o, porém, foi morto.

(مستدرك
الحاكم)

• Levantou-se diante de um líder injusto: Fomos ordenados a corrigir ao líder de forma direta e secreta, não expondo os seus defeitos em púlpitos, jornais ou qualquer outro meio público.

 

Lição diária 1091

Nabi () disse: O exemplo daquele sábio que ensina as pessoas o bem e esquece de si mesmo é como o do candeeiro, brilha para as pessoas e queima a si próprio.

(المعجم
الكبير
وصححه
الألباني)

• O conhecimento só é louvável quando acompanhado da sua prática.

 

Lição diária 1092

Nabi () disse: Certamente, por vezes, ALLAH fortifica a religião (Islam) através de um homem perverso.

(Bukhari e Muslim)

• Perverso: Pecador ou até descrente. Isso sucedeu no tempo do Nabi (S), e continuará a suceder até o dia do juízo final.

 

Lição diária 1093

Nabi () disse: « Existirão pessoas na última geração do meu povo que vos dirão o que nunca antes vocês e vossos pais ouviram, portanto muita cautela com essas pessoas».

(Muslim)

• Pessoas que alegarão serem sábias quando não passam de ignorantes, falsos, mentirosos e traidores.

 

Lição diária 1094

Nabi () disse: A pessoa é suficiente para ser considerada mentirosa pelo simples facto de contar tudo que ouviu.

(Muslim)

 

• Aquele que transmite tudo que ouve sem antes confirmar a sua veracidade está suscetível a transmitir mentira e ser considerado mentiroso.

 

Lição diária 1095

Nabi () disse: Aquele que espalhar uma conversa, mesmo sabendo que se trata de mentira, então faz também parte dos mentirosos.

(Muslim)

• A situação é mais grave quando tratam-se de assuntos religiosos, espalhar hadith fabricados ou muitíssimos fracos.